quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Less is More

Jason Fried é o CEO da 37signals, a empresa que emprega David Heienemeir Hansson, autor e evangelizador de Ruby on Rails, o framework pra desenvolvimento de aplicações web mais em evidência atualmente. Mas vou deixar pra falar de RoR em outra oportunidade. O tópico de hoje é o keynote speech que o Jason proferiu na recente conferência Web2.0.

A palestra se chama "Less as a Competitive Advantage". Jason argumenta que uma startup precisa de muito menos recursos do que se imagina para vingar. Precisar não é bem o termo... na verdade, ele argumenta que é mais vantajoso começar com menos dinheiro, menos pessoas, menos tempo, menos abstrações e menos software. Parece estranho e até meio ingênuo, mas o cara é bastante persuasivo, principalmente se você o ouve... coisa que você pode fazer ouvindo o podcast Distributing the Future: Web 2.0 Day Two. Ouça a partir de 22m10s, por 7m10s. Vale a pena.

Pra quem prefere ler, ele falou sobre o mesmo assunto no seu blog.

Em outra palestra interessante o mesmo Jason fala do Basecamp, que é uma ferramenta web de gerenciamento de projetos que a 37signals negocia na base de hosting, i.e., você não baixa e instala a ferramenta mas cadastra-se no site e a utiliza sempre nos servidores da 37signals, pagando uma taxa de utilização. BTW, ela é a aplicação showcase do RoR. Mas, a palestra fala sobre as lições que o pessoal da 37signals aprendeu durante o desenvolvimento do Basecamp.

"A palestra foca em quatro princípios: reduzir massa, aceitar restrições, evitar abstrações excessivas no processo de desenvolvimento e adminitrar as dívidas. Jason explica como ele aprendeu que 'menos é mais' quando se trata de features e enfatiza a importância de se construir 'meio produto, não um produto meia-boca'. O sucesso de Basecamp demonstra que as lições aprendidas pela 37signals em contruí-lo têm enorme valor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário