sábado, 5 de novembro de 2005

Podcasting

Ganhei um iPod mini num sorteio durante a X Conferência Anual sobre o Futuro da Tecnologia, promovida pelo Gartner em agosto. Não posso mais dizer que nunca ganhei nada em sorteio. O bichinho é realmente de fazer inveja. Tem capacidade pra 4GB, o que permite manter umas 1000 músicas.

Mas não é música o que eu tenho ouvido nele e sim podcasts. O termo podcast é um neologismo feito pela junção de broadcast com iPod. A idéia é que ao invés de você ouvir programas de rádio com hora marcada (broadcasts) você baixa o programa em MP3, salva no iPod e ouve quando quiser. É razoavelmente conveniente e bastante interessante, isto é, quando você consegue descobrir programas interessantes pra baixar.

Nos últimos dois meses eu devo ter ouvido mais de 40 programas. Na maioria, palestras e entrevistas. Alguns são muito bons. Mas é preciso saber garimpar no meio de tanta coisa média ou ruim disponível. Um ótimo site pra baixar palestras e entrevistas é o IT Conversations. Há centenas de programas pra baixar, mas o mais interessante é que ao baixá-los você recebe um email pra poder votar na qualidade do programa. Assim, é possível descobrir os programas mais bem cotados. Logo na primeira página há uma lista dos Highest Rated. Eu devo ter ouvido quase todos e não me arrependi de nenhum.

Outro site legal é o NerdTV, do Robert Cringely. São entrevistas com uma hora de duração com pessoas interessante (a.k.a. nerds) da área de tecnologia. Os shows são filmados, mas eu cansei de ter que ficar parado na frente do micro pra ver e agora baixo só o MP3 pra ouvir depois.

Pra quem gosta de Perl, vale a pena ficar de olho no Perlcast, do Josh McAdams. Semanalmente ele grava um programa de notícias recentes para a comunidade. Frequentemente ele grava entrevistas com pessoas interessantes da comunidade.

Mas pra acompanhar as novidades, nada melhor que usar um agregador de feeds. Eu uso o Bloglines e minha lista de feeds, ou blogroll, pode ser vista aqui.

Vou tentar comentar alguns dos melhores podcasts que eu já ouvi nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário