sábado, 7 de abril de 2007

Trabalho em casa

O “trabalho em casa”, ou home office, parece ser uma tendência irreversível para as empresas do setor de tecnologia. Isso é fácil de explicar tendo em vista os baixos custos de conectividade à Internet via banda-larga e a disponibilidade de ferramentas de colaboração remota eficientes como VoIP, mensagens instantâneas, correio-eletrônico, além do acesso direto e seguro via VPN a todas as ferramentas de suporte ao desenvolvimento.

Sun, IBM, HP, Cisco e Accenture são algumas das empresas de tecnologia que têm oferecido aos seus empregados a possibilidade de adotarem um horário mais flexível de trabalho, permitindo que eles trabalhem parte do tempo em casa. Algumas delas vão mais longe e arcam com os custos de conexão à Internet e com o computador que o empregado utiliza em casa. Mas não são apenas as empresas de tecnologia que estão experimentando esta novidade. BMW, Shell, Royal Bank of Scotland, Nationwide Building Society e Marks & Spencer também têm programas semelhantes.

O gerente da IBM na Índia explica desta maneira as vantagens deste modelo:

"Acreditamos que um ambiente de trabalho flexível dá aos empregados mais flexibilidade e controle sobre seu trabalho, tornando-se um meio importante para conquistar um maior equilíbrio entre suas vidas e seu trabalho, além de aumentar sua produtividade. Nós (na IBM) somos flexíveis sobre como e em que local o trabalho é realizado e somos focados nos resultados do negócio e não no “tempo de cadeira”. Flexibilidade, no ambiente de trabalho da IBM, é um grande fator de atração para novos talentos, aumentando a efetividade, o foco e a produtividade."

Há economias óbvias que esta abordagem traz às empresas, como a redução no custo de infra-estrutura de suporte aos empregados, particularmente em espaço físico, mobiliário, equipamentos, linhas telefônicas, transporte e serviços em geral.

Outra vantagem menos óbvia desta flexibilização é libertar a empresa das restrições geográficas para contratar seu pessoal. Com uma boa infra-estrutura de suporte, uma empresa pode contratar os melhores candidatos de qualquer parte do Brasil e do mundo para constituir sua força de trabalho. Para uma empresa com clientes internacionais, a possibilidade de contar com empregados trabalhando em fuso horários diferentes pode ser fonte de economia para atividades de atendimento ao cliente, por exemplo.

O empregado ganha com a redução no tempo e nos custos de transporte e com a possibilidade de trabalhar perto da família. Além disso, muitos teriam a chance de trabalhar num ambiente mais confortável, mais amplo e menos susceptível a interrupções, o que pode proporcionar ganhos de produtividade significativos.

Obviamente, nem todos os empregados preferem trabalhar em casa, seja por não possuírem um ambiente adequado, seja por não conseguirem separar suas atividades domésticas das atividades de trabalho. Alguns sentem-se isolados, apesar do acesso fácil aos seus colegas através de ferramentas de comunicação eletrônicas. Outros perdem contato com a cultura da empresa. É preciso encontrar o equilíbrio ideal entre a quantidade de horas trabalhadas na empresa e a quantidade de horas trabalhadas em casa, para cada empregado.

Há dificuldades para a empresa também. Os gerentes precisam se acostumar a gerenciar seus subordinados remotamente. A avaliação de desempenho e a manutenção da capacitação dos empregados também podem ser mais difíceis. Sem mencionar os riscos de segurança envolvidos no acesso remoto aos sistemas da empresa por um grande número de funcionários.

De qualquer modo, isso me parece uma tendência inevitável. E eu sei que eu preferiria trabalhar onde estou agora. :-)

7 comentários:

  1. Já pensou em propor ao seu chefe ser o cobaia de um piloto disto onde trabalha?

    Obviamente, algumas tarefas de um sysadmin não podem ser realizadas remotamente, e também existem as reuniões, mas eu acho que algo como 3(ou 2) dias on-site e 2(ou 3) em casa seria algo sustentável para o seu caso.

    ResponderExcluir
  2. Não me propuz como cobaia, mas já conversei com ele a respeito disso há bastante tempo. O fato é que uma cobaia não vai fazer verão, i.e., não dá pra extrapolar o resultado de uma pessoa para um universo de centenas. Seria preciso fazer um "piloto" com um número maior de pessoas. E, pra isso, seria preciso o assunto entrar na ordem do dia... mas um dia chega.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo,

    Tudo bem com você? Acompanho o seu blog há um tempo e é interessante ver que tudo o que tem escrito tem a ver com os assuntos atuais. Sobre este artigo gostaria de dizer que, apesar do depoimento do indiano ibmista, aqui no Brasil as coisas não sao bem estas, apesar da comodidade do home office, as pessoas aqui, pelo menos a maioria nao está preparada para tanto. Sendo assim, nem todos são candidatos a este benefício, como vc disse, para um universo de pessoas, algumas poucas nao farao verao.

    @@ Jefferson - Seu antigo estagnário. :-)

    ResponderExcluir
  4. Grande Jefferson. Mas como é que funciona? A empresa oferece a opção para todos ou para um determinado tipo de função?

    ResponderExcluir
  5. Opa!

    Aqui na IBM temos duas opções e todos departamentos / areas são elegiveis.

    Na primeira, a pessoa entra já com este benefício, onde na hora da contratação tudo é acertado(compra da mobilia e infra necessária), tanto que é liberado para que o funcionário compre até R$ 1000,00 em mesa / cadeira / armário.

    Ou ele é elegível para este benefício, o que é o caso para 90% da IBM. Dependendo da avaliação do funcionário conforme os objetivos atingidos durante o ano. Sendo assim o gerente pode aprovar ou não.

    O programa consiste para que o funcionário possa fazer 80% do periodo em casa + 20% na empresa, para que não perca contato com a equipe e nem com a cultura da empresa. Porém a realidade é esta:

    1. Como a contratação de funcionários hoje somente pode acontecer se o gerente tiver uma baia e um ramal disponível, eles contrataram e colocam em home office provísório, o que acontece hoje com a Veruska. :-)

    2. Para não perder o funcionário para outra empresa, eles colocam isto como uma opção a médio prazo, no qual é feita a avaliação pelo gerente para que isto seja gradativamente implementado.

    Como esperiência própria, existem alguns dias em que eu preciso de home office, então eu apenas comunico para meu gerente. Porém não posso extrapolar...

    @@ Jefferson.

    ResponderExcluir
  6. Bem, estou com um caso onde estamos pensando na possibilidade da func. trabalhar em casa. O que a empresa deve "bancar" e o que fica por conta do func ?Tipo contas telefone, luz e gastos com o trabalho....

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber mais informaçoes, obrigado
    meu e-mail é: alvpvf@gmail.com

    ResponderExcluir