quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Ética dos profissionais de TI

Li um artigo muito bom sobre o "estado da ética" dos profissionais de TI. Ele conclui que na maioria dos casos, estes profissionais acabam tendo que usar seu próprio juízo na hora de decidir alguma questão ética. Alguns argumentam que parte do problema é que a tecnologia tem a capacidade de distanciar o indivíduo das conseqüências de seus atos, o que nos levaria a minimizar a importância dos delitos.

O artigo sugere que pra resolver o problema seria importante que os profissionais de TI tivessem um código de ética universal, assim como os médicos e os advogados. O código serviria de padrão de conduta geral, devendo ser seguido mesmo que a empresa em que o profissional trabalhe não tenha um código específico. Além disso, deveria existir alguma organização profissional para a TI assim como a OAB para os advogados. Ela deveria ter o poder de cassar habilitações de trabalho para os profissionais que não respeitarem o código.

Já existem algumas iniciativas no sentido de criar códigos de ética ou de conduta pra TI. Em 2003 o SAGE da USENIX publicou o seu Código de Ética para Administradores de Sistemas. Ele foi divulgado no LISA'03. Eu estava lá e me lembro que foi um evento bastante comentado. A ACM é outra instituição importante que tem seu próprio código de ética.

Estes códigos são muito bons, eu acho. Serviriam muito bem como base para políticas internas e regras de conduta. Resta esperar pra ver se eles evoluirão para uma versão universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário