domingo, 22 de abril de 2007

Podcasts que irritam

Só há uma coisa mais irritante do que uma coisa extremamente irritante: uma coisinha um pouco irritante que a gente tem que enfrentar um monte de vezes. Das coisinhas que me irritam, a mais chata são os podcasts que não identificam adequadamente seus arquivos mp3 com tags id3.

Dois podcasts me irritam: os da CBN e o do Diogo Mainardi, na Veja. O problema dos podcasts da CBN é que vêm todos com um título (Rádio CBN) e um álbum padrão (CBN - A rádio que toca notícia). Isso é quase que completamente inútil. Costumo carregar meu ipod uma vez por semana e geralmente tenho uns 20 comentários da CBN pra ouvir. Como eles têm todos a mesma informação, não dá pra saber nem a data e nem de que comentarista é cada podcast. O problema do podcast do Mainardi é mais simples: o pessoal da Veja simplesmente não põe informação alguma nos mp3.

Cansado de ter que classificá-los manualmente pela interface do gtkpod, procurei por alguma ferramenta de linha de comando que pudesse me ajudar. O mp3info, que vem no pacote de mesmo nome no meu Ubuntu Linux, parece perfeito. Escrevi um pequeno script Perl (podcast-fix) pra automatizar o processo. O script recebe uma lista de arquivos mp3 como argumentos. Ele procura identificar dentre eles os podcasts da CBN e do Mainardi e invoca o mp3info para inserir as tags id3 que eu quero. Como eu baixo meus podcasts todos num único diretório, pra corrigir as tags dos arquivos problemáticos basta eu chamar o script assim:

podcast-fix ~/casts/*

Pronto. Uma irritação a menos na minha vida. :-)

6 comentários:

  1. Cara, considere isso como uma crítica construtiva:

    "Você está dando chilique com coisa besta"

    ResponderExcluir
  2. Opa... Foi maus hein. Eu que pedi pro Gustavo postar esta.... Mário, você tem mp3 no seu carro? Usa software para catalogar mp3? Quando se tem muito MP3, 50GB - digamos, ficar corrigindo Tag "na unha" enche o saco.

    ResponderExcluir
  3. Eu uso o ID3TagIt para corrigir as tags. Ele tem uma opção de busca em bases de dados da web para álbuns e uma opção de transformar o PATH do arquivo na tag ID3. É bem configurável e fácil de usar e está pronto. Tem versão trial para 30 dias, baixe, corrija as tags e desinstale. ou, se usar muito, compre. Eu comprei.

    Não dá para vocês Linuxiítas usarem, só tem versão para aquele sistema do MAAAAALLL, ou seja o Microsoft Windows.

    Outro software legal é o TuneSleeves, baixa letras de músicas e album arts, é ideal para depois baixar as músicas no Ipod usando o Itunes.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica, Sampaio. Mas dadas as restrições eu acho que vou deixar como está. Ter que comprar um Windows, instalar o dito cujo e ficar reinstalando o ID3TagIt uma vez por mês vai me deixar muito irritado. :-)

    ResponderExcluir
  5. Vivendo e aprendendo... Sempre achei (desculpe a ignorância) que era Sampaio Correia...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sampaio_Corr%C3%AAa_Futebol_Clube

    Bom, a dica é ótima, já que não sou LinuXiita, apesar de ter OpenSuse no trabalho, uso Windows em casa.

    ResponderExcluir
  6. falando em podcast, o primeiro que ouvi comentar sobre o nerdcast foi o Gustavo. Semana passada alguns colegas do CPqD também estavam lembrando de algumas passagens... pronto, não teve jeito, acho que também estou viciando...

    lambda, lambda, lambda !!!

    ResponderExcluir